IPTU: não recebeu o carnê em casa? Saiba como pagar

Sym realiza Convenção de Vendas 2020
31 de janeiro de 2020

Correios devolvem carnês de contribuintes que têm o cadastro incorreto. Curitiba, 04/02/2020. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Início de ano é época de vencimento de uma das mais importantes taxas de seu imóvel. É a data em que você deve receber em casa o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, que também inclui a taxa da coleta de lixo. Eles começaram a ser entregues em janeiro.

De acordo com dados da Prefeitura de Curitiba, pelo menos 8 mil contribuintes curitibanos não receberam o talão para pagamento do IPTU. Se você está entre um deles, saiba que é possível emitir a segunda via de maneira eletrônica e pela internet.

Como emitir a 2ª via do IPTU

Basta acessar este link seguir as instruções abaixo:

– Clique em indicação fiscal

– Informe o número da indicação fiscal (que se encontra em carnê de anos anteriores)

– Preencha o número do CPF ou do CNPJ do proprietário

– Clique no botão Carnê 

– Imprima o carnê

– O pagamento pode ser feito em um dos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo, BANCOOB, Banco Cooperativo, SICREDI, Itaú e Santander.

Prazos de pagamento

Para os moradores de Curitiba, o pagamento do IPTU á vista conta com um desconto de 4%, caso o pagamento seja feito até o dia 10 de fevereiro de 2020.  O pagamento também pode ser feito em até 10 parcelas iguais e mensais, com vencimentos de fevereiro a novembro, junto com o valor da taxa de coleta de lixo.

IPTU – Atualização de endereço

Uma das principais causas do não recebimento do carnê do IPTU é a falta de atualização do endereço do contribuinte. A atualização cadastral também pode ser solicitada pelo e-mail cadastro@smf.curitiba.pr.gov.br e anexar a capa do carnê do IPTU e contracapa, com os dados do imóvel objeto da solicitação, bem como a matrícula atualizada do imóvel (90 dias) ou escritura pública lavrada.

Dúvidas e contato

No caso de dúvidas ou de outras informações sobre a cobrança do IPTU, o interessado deve recorrer a um dos endereços dos Núcleos Regionais de Finanças, que funcionam em todas as 10 Ruas da Cidadania das 8h às 17h. Basta escolher a mais próxima da sua residência. Confira abaixo os endereços:

Bairro Novo: Rua Tijucas do Sul, 1.700
Boa Vista: Avenida Paraná, 3.600
Boqueirão: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
Fazendinha/Portão: Rua Carlos Klemtz, 1.700
Matriz: Rua André de Barros, 41
Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033
Santa Felicidade: Rua Santa Bertilla Borcardin, 213
Tatuquara: Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100
Prefeitura Municipal de Curitiba: Avenida Cândido de Abreu, 817